Reprodução


REPRODUÇÃO:


As Pyrrhuras são aves muito prolíferas desde que saibamos criá-las. Devemos conhecer um pouco da reprodução da espécie em habitat natural para termos resultados melhores. Sabemos que por ser um Pisitacídeo constroem ninhos em troncos ocos de árvores e em barrancos, mas não sabemos quais as dimensões e formatos de cavidades que se reproduzem. Com base em informações de tamanho das árvores que nidificam obtemos um ninho com um tamanho de 30 cm de altura x 23 cm de comprimento x 20 cm de largura e com um diâmetro de entrada de 7 cm. Segue imagem do Ninho:


Esse ninhos devem ter um acesso até o local de postura que pode ser feito de ferro ou arame e colocado na parede do ninho assim promovendo um acesso ao ninho e evitando a quebra dos ovos na entrada dos pais.


Para manipulação aos ovos e filhotes temos que ter uma porta traseira :


Bom , quanto a parte de ninhos estamos entendidos mas agora precisamos das dimensões das gaiolas. Temos que ter uma gaiola maior possível mas como precisamos ter mais casais e consequentemente mais gaiolas temos um tamanho que é confortável para as aves e também para o espaço que disponibilizamos. Uma gaiola ideal para um casal de pyrrhuras tem a dimensão de 1.00 m x 0,50 cm x 0,50 cm chamada de gaiola voadeira! Devemos colocar as gaiolas em ambientes calmos que não batam ventos fortes e intensos, e também que não bata sol diretamente e muito menos chuva por toda a gaiola. Segue imagem das gaiolas:




Após seguido esses termos temos que pensar no casal a ser posto! O mais indicado é formarmos o casal desde filhotes para obtermos melhores resultados.Devemos observar principalmente a saúde dos animais.

       Vamos agora a parte ornitológica: As Pyrrhuras são aves que costumam botar de 4 a 6 ovos por postura mas desde que sejam bem alimentadas e condicionada podemos ter um nível elevado de ovos por postura.A época de reprodução é entre Maio e Fevereiro tendo maior frequência em Julho. Não é difícil obtermos resultados no Inverno pois em cativeiro esse "roteiro" se altera devido a alimentação abundante que fornecemos! As Pyrrhuras atingem maturidade sexual após os 2 anos de idade podendo procriar a partir dos 1,5 anos mas sem sucesso na maioria das vezes.


        Após o casal formado começa-se o ciclo de reprodução. Percebemos claramente a mudança no comportamento das aves com o macho ficando super agressivo e protegendo a fêmea de nós.A fêmea começará a arrumar o ninho com o seu cheiro e com suas penas ou seja ela começa a ninhar!


A seguir uma Pyrrhura Amazonum ninhando!


O acasalamento e cópula ocorre normalmente após uma semana de ninhada e de manhã. Em seguida é feita a postura com um ovo de cada vez e de 2 em 2 dias! A fêmea incuba sozinha os ovos e o macho cuida da segurança e alimentação da fêmea. A fêmea costuma sair do ninho pela manhã para se refrescar e umidecer o ninho.


Após 26 dias de incubação os ovos eclodem. Normalmente na primeira postura de um casal os ovos são infecundos mas após a segunda postura são férteis.


Os filhotes ficam no ninho até 8 semanas de Idade e são alimentados pelos pais.Se quisermos fazer o processo de Amansamento das aves é importante retirar os filhotes até 15 dias de idade ,assim , não tendo um contato com os pais e promovendo uma ambientação natural ao selvagem.


Bom espero que tenham gostado e quaisquer dúvidas deixem sua mensagem.


Andrey Naves. 






14 comentários:

  1. Comprei agora um bebe de um mês! Tem conselhos de cuidados e de treinos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boas pyrrhura molinae pode acasalar com pyrrhura perlata muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. Boas e o que se costuma colocar no interior dos ninhos?

    ResponderExcluir
  4. Kuantas vezes as pyrrhuras se reproduzem por epoca

    ResponderExcluir
  5. Bom dia eu gostaria de saber quantas posturas os casais poderão fazer por ano. Muito obrigado
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, tenho uma cria de pyrrhura que parece estar constipada. O que devo fazer? Obrigado

    ResponderExcluir