sábado, 24 de novembro de 2012

PYRRHURA PERLATA ROHDOGASTER

PYRRHURA PERLATA ROHDOGASTER

 A tiriba-de-barriga-vermelha é uma ave que pode medir até 25 centímetros de comprimento e pesar até 95 gramas. Sua plumagem colorida possui penas verdes nos ombros e nas costas, as asas têm suas extremidades azuis e as partes internas vermelhas, a região ventral é também vermelha e possui manchas azuis pelo corpo e na cabeça. O bico e as patas são escuros. Não apresenta dimorfismo sexual.


É encontrada nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil. Pode ser encontrada também na Bolívia. Vive em florestas subtropicais e úmidas de baixa altitude.


Possui hábitos diurnos e gregários. O número de integrantes nos bandos varia muito, havendo desde pequenas famílias até enormes grupos com dezenas de indivíduos.


A dieta é balanceada entre ração extrusada e mistura de sementes com frutas. Tem grande apetite para quaisquer alimentos inclusive a frutas e sementes.


  
 
Ração extrusada
Mistura de Sementes


Constrói o ninho em buracos nas árvores. A fêmea bota de três a cinco ovos que são incubados por 28 dias. Como outros psitacídeos (papagaios, araras, periquitos e outros) é um animal monogâmico e o casal permanece junto por toda a vida. Em cativeiro essas aves são muito prolíferas desde que sejam bem ambientadas e cuidadas corretamente .





Nenhum comentário:

Postar um comentário