sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pyrrhura Rohdocephala

PYRRHURA ROHDOCEPHALA


Esta é uma espécie muito interessante pois sua aparência lembra muito a Aratinga. A ave é em geral verde, a testa, coroa e parte do cabeçalho tem um vermelho (intensidade variável). Prius é marrom com um toque de tijolo. Tem um olho muito distinto. No centro da barriga, clássico mancha marrom-avermelhada. Mão élitros são brancos e se destacam quando voam. As penas da cauda é marrom-vermelho. O bico é de cor branca e brilhante. Os pés são cinza.





 Possui um tamanho razoável em se tratar de Pyrrhuras medindo 25 cm, de testa a calda. Nessa espécie não há dimorfismo sexual, porém há relatos de criadores amigos meus que afirmam ter diferenças em filhotes até fazerem a primeira muda. Eles relatam que os filhotes que possuem a cabeça mais vermelha são Machos e com um porte um pouco maior.




 Habitam a Venezuela, Mérida área, que é a última Cordiliera o norte da América do Sul ,a grandes altitudes. De acordo com os nativos da região, também estão presentes cerca de 4.000 metros acima do nível do mar.







A dieta é balanceada entre ração extrusada e mistura de sementes com frutas. Tem grande apetite para quaisquer alimentos inclusive a frutas e sementes.







Andrey Naves

Nenhum comentário:

Postar um comentário